Coisas que os alemães gostam #5: prato doce no almoço

Era minha primeira vez no Mensa (restaurante universitário) na universidade aqui de Dresden. Estava apreensiva. Ansiosa. O que encontraria ali? Seria uma versão europeizada do RU da UnB, meu velho conhecido? Estava na fila para pegar o prato do dia, em horário de rush. Estudantes esfomeados se apertavam entre si ao chegarem perto das bandejas, que dirá perto dos rechauds. Passam as saladas, as sobremesas, os sanduíches…vêm os pratos principais. Salsicha de fígado com batata? Passo. Almôndegas de cenoura com salada de beterraba cozida? Passo. Ei, peraí, o que é aquele negócio ali que parece com um pão de queijo gigante? Hum, e vem com um molho de tomate, parece. Só pode ser bom essa porra. Põe aqui, moça.

Volta pra mesa. Coloca a bandeja cuidadosamente na mesa, ajeita a bolsa do lado, tira o casaco, as luvas, o gorro, o cachecol, senta na cadeira, serra as mãos em movimento “hum que delícia”, pega a colher e prova aquele molho vermelho e conclui: essa porra é doce!

É isso, amigos. O que eu havia pagado cerca de 3 euros para passar a minha fome (de grávida, hein??) naquele dia era o famigerado Hefeklöße, um bolinho de massa cujo preparo se assemelha ao do nhoque, com molho de Preiselbeeren, uma frutinha que creio ser derivada da amora. Na hora eu não entendi nada. Mas posteriormente ouvi várias histórias de horror de pessoas que passaram pelo mesmo drama.

Esta delicatesse é típica em algumas regiões da Alemanha. Pode-se variar a frutinha, mas sempre vai ser alguma berry em seu molho doce.

Questionados pela minha consternação, os alemães a quem narrei o ocorrido não apresentaram nenhuma reação de estranhamento ao fato de comer-se impunemente prato doce no almoço.

Esse post foi publicado em Coisas que os alemães gostam, Comida, Costumes e marcado , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Coisas que os alemães gostam #5: prato doce no almoço

  1. helainemartins disse:

    quase morri de rir com o “essa porra é doce” :)

  2. “Essa porra é doce!” – ri muito! :) Beijos! Ah, o blog do baby natureba tá bom demais, até pra quem não é mãe!

  3. Ana Borba disse:

    Reibekuchen + Apfelmuss e Camembert + Preiselbeeren. Mas nunca rolou no almoco, näo! talvez algo regional?

  4. Ana Dantas disse:

    Oi Tamine! Quanta coisa legal aqui no seu blog! Adoro a parte “alemães que amamos”!
    Mas falando de comida, eu já provei esse bolo de massa com molho de fruta, mas já tinha sido avisada que a coisa era doce. Peguei só pela curiosidade de provar algo diferente de batata e linguiça. Foi uma decepção. Nunca mais caio numa cilada dessas! Mas e você gostou ou ficou com fome?

    bjão!
    Ana

  5. Emília. disse:

    Na Mensa de Leipzig rola no inverno um mingauzinho delicinha, com canela por cima. Hummm. Mas ainda que seja muito bom, almoco tem que ser na base do sal, tb acho.

    • Tamine Maklouf disse:

      delícia né? aliás, eu já fui no mensa de leipzig e quase me acabei ali. sem dúvida o melhor mensa que já fui!

  6. Mônica disse:

    Juro, pela foto achei que fosse sorvete de creme com calda de feijão… (RU feelings).

  7. Cirlene disse:

    bom…se valer a pena “o doce”..eu topo…em vacas mgras já DEIXEI de comer o almoço para tomar um sorvete de casquinha no lugar,,por falar nisso, tamine…tu gostas do carimbó? é o sorverte de castanha com doce de cupuaçu..o da cairu é um espetáculo…afff…bom…mês passado tava comendo dois e dois em dois dias..rsrsrs…agora tô fazendo a dieta de dukan..e espero chegar até a 4ª fase..a primeira foi boa…rs

Deixe um comentário

