Dica de filme: “Sophie Scholl” (2005)

sophie_scholl_ver2_xlg

Sim, outra dica de filme, aproveitando uma notícia da Deutsche Welle compartilhada no Feice hoje pela Ivana. Peralá que a notícia tem a ver com o filme! Mas é melhor lê-la antes, pra eu não ter que explicar tudo de novo.

Corta. Agora você já sabe um pouco sobre o Weiße Rose, movimento estudantil de resistência a ditatura de Hitler.

Em fevereiro de 1943, este movimento, composto por 5 pessoas, organizou uma ação na Universidade  Ludwig-Maximilians (LMU, para os íntimos, a segunda maior Uni da Alemanha) para distribuir folhetos anti Hitler entre os estudantes. Por causa disso, os integrantes que participaram ativamente da ação foram condenados à decapitação alguns dias depois.

Tudo isso é mostrado no filme, com atenção especial para a irmã de Hans Scholl, Sophie (interpretada pela atriz queridinha Julia Jentsch). O filme é sobre a vida desta jovem, que infelizmente morreu muito cedo e injustamente vítima do sistema. E ontem, dia 22 de fevereiro, foram lembrados os 70 anos de sua execução. A partir desse dia, Sophie e seu irmão Hans viraram mártires na Alemanha.

O roteiro do filme se concentra no que se passou na vida de Sophie depois da distribuição dos panfletos, e dá uma importância extra aos tensos interrogatórios da Gestapo, pelos quais foi submetida antes de sua morte. Prepare-se para roer as unhas.

Já faz uns anos que vi esse filme, mas lembro que me impressionou muito. Quando fui procurar mais sobre ele, também descobri que o personagem do excêntrico juiz que condenou os irmãos Scholl à guilhotina realmente era como mostram no filme: um louco fanático varrido, chamado Roland Freisler. E as cenas dos interrogarórios foram baseadas em transcrições reais nunca publicadas.

3a598a8b55Sophie Scholl. Crédito: Wortbild.de

About these ads
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Dica de filme: “Sophie Scholl” (2005)

  1. Fabiana disse:

    Oi Tamine,

    Vou fazer uma pergunta meio boba…eu também moro em Dresden e gostaria de saber onde posso achar filmes (esse por exemplo) pra alugar. Tem locadora de filme por aqui?

  2. Nina disse:

    eu gosto mt desse filme, foi um dos primeiros que vi qd cheguei aqui, na epoca nao entendia nada é claro, aí depois de uns anos, revi e foi claro, melhor ainda :-) Mt barra tudo o que o weiße Rose passou. E vc tem razao, a Julia é mt queridinha e está perfeita nas cenas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s