Cacau quase pra jogar pela Alemanha

Cacau, atacante, joga pelo Stuttgart

O jogador brasileiro Cacau, hoje “alemão”, depois de ter jogado 10 anos no país, está entre os 27 pré-convocados para defender a Alemanha na Copa. Se for escolhido entre os 23 felizardos, será o primeiro brasileiro a jogar uma copa pela seleção alemã! Wie aufregend! Ele  deu entrevista do site da Deutsche Welle.

Imagino que você, como todo jogador, tenha sonhado sempre com a Copa do Mundo. Mas quando você era criança, o sonho era com outra camisa. Como é este sentimento, de estar tão perto da Copa pela seleção alemã?

É isso mesmo, todo mundo sonha em estar numa Copa. É claro que as minhas circunstâncias mudaram, já que vivo há mais de dez anos aqui e estou tendo agora a oportunidade de participar da Copa pela Alemanha. Estou muito feliz pela oportunidade que estão me dando e por ser parte deste time que vai para a África representar o país. Eu me sinto totalmente alemão no sentido de ir lá representar meu país.

E como foi esse processo? Como você, nascido e criado no Brasil, se tornou um alemão em dez anos?

Eu vim para cá em 2000, para jogar na quinta divisão da Alemanha, em Munique (por um clube chamado Türk Gücü), onde me destaquei. Dali eu fui para o Nurembergue, no segundo time. Jogávamos então na quarta divisão. Mas acabei subindo para o primeiro time, e joguei na Bundesliga, tendo a oportunidade de me destacar. Depois vim para Stuttgart, onde já estou há sete anos. Com todo o sucesso e as boas atuações, acabei me destacando no Campeonato Alemão. No ano passado, recebi a cidadania. Eu e minha esposa conversamos bastante e achamos que seria bom para nós, como família, dar aos nossos filhos essa oportunidade, caso no futuro eles queiram estudar na Alemanha ou viver aqui. Passando dois meses, recebi a notícia de que o treinador da seleção alemã (Joachim Löw) queria conversar comigo e perguntou se eu tinha vontade de jogar pela seleção alemã.

E a vontade veio na hora ou foi preciso refletir?

Na verdade, foi todo um processo. Já se estava especulando e aí você já começa a pensar se vale a pena, se é isso mesmo que está no coração. Com o tempo, acabei vendo que era isso mesmo que eu queria. Eu me sinto em casa aqui na Alemanha, junto com a minha família e seria uma honra defender a seleção alemã.

Como é a relação do torcedor alemão com você?

Como vivo aqui na região de Stuttgart, recebo muito carinho do público, até por jogar no time da cidade. Em relação à seleção, também tive só experiências positivas, só tenho coisas boas para falar do relacionamento com a torcida. É muito especial o que eu tenho vivido.

Leia o resto aqui.

Esse post foi publicado em Copa. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

