Sibylle Bergemann, a fotógrafa do Leste


Morreu em Berlim no dia primeiro de novembro a fotógrafa alemã Sibylle Bergemann.

Mais conhecida por seu trabalho na área da fotografia de moda e retratos para a revista Sibylle (1956-1995), a “Vogue do Leste”, seu trabalho mais famoso, porém, foi uma documentação fantástica em preto e branco da construção do monumento em homenagem a Karl Marx e Friedrich Engels, feita ao longo de 11 anos (1977-1986). O monumento fica no centro de Berlim (Mitte) e por sinal está fechado (ou sumido?) para reforma.

Nascida em 1941 na parte Leste de Berlim, também marcou a história da fotografia ao voltar suas lentes às cenas do cotidiano da Berlim Oriental – uma temática não muito levada a sério pelos fotógrafos da época. Junto a outros colegas ajudou a movimentar a producao fotográfica atrás do muro, sob um olhar sensível e crítico.

Em 1969, fundou o grupo de fotógrafos Direkt, junto com o marido e também fotógrafo da RDA, Arno Fischer. Nessa época, o casal era lendário na cena artística de Berlim e recebiam visitas bem humildes em casa, como a dos fotógrafos Robert Frank e Henri Cartier-Bresson.

Logo após a queda do muro, Sibylle Bergemann fundou a legendária agência Ostkreuz (nome dado depois de uma estação que fica no Leste de Berlim). Bergemann abandonou a moda, partiu para o mundo das grandes reportagens e saiu fazendo história com suas fotos.

No próximo dia 10 de novembro estreia em Berlim o documentário “Mein Leben – die Fotografin Sibylle Bergemann“, de Sabine Michel. Para quem está por lá, fica a dica. Será no cinema Babyllon Mitte, às 20h15.

Agora vou parar de falar. As fotos de Sibylle falam por si só.







Esse post foi publicado em DDR, Fotografia, Frauenpower e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s