Coisas que os alemaes gostam #3: Aktiv-Sandalen (com meias)

O verão alemão 2011 está broxante. A cada três dias faz um sol de rachar, daqueles de matar velhinhos europeus. Nos outros dois dias, chove ou fica nublado. Mas verão não tão quente é o tempo ideal para o alemão usar sua combinação fashion preferida, mais característica e mais linchada internacionalmente: aktiv-Sandalen com meias!

Essa semana estava eu folheando um encarte do Aldi e me deparei com uma oferta dessas tais “aktiv-Sandalen”, mais conhecidas entre nós como sandálias de gringo, como tão bem definiu minha conterrânea Dayse Freitas. São sandálias funcionais, confortáveis para andar e fazer caminhadas mais longas. Realmente, são mais adequadas para os pés em termos ortopédicos do que um chinelo tipo Havaianas. Só que são muito, mas muito feias.

E tem as meias, acessório que não dá pra abrir mão quando faz tipo, 23 graus (oi?). Sandália com meias, de preferência de uma cor que faça um contraste berrante com a cor da sandália. Ah, e calça capri (ou corsário, ou pescador, como vocês chamam?), mas isso fica para um outro post!

O resultado dessa combinação é uma ilustração perfeita das preferências dos alemães no campo de moda e vestuário: cagando e andando para a estética, eles só querem saber de conforto. O que é ótimo! Mas fica muito feio, amigo.

Outra coisa: a diferença nos modelos das sandálias de gringo em comparação com os famigerados Hausschuhe (sapatos de ficar em casa) é uma linha tênue, bem tênue. Na maioria das vezes não dá para saber se o rapaz ou a moça saiu de casa sem tirar, bem, o sapato de ficar em casa. Como por exemplo, na imagem abaixo:

Pesquisando em fóruns, encontrei questionamentos inacreditáveis de alemães inconformados com a intolerância, do tipo: “Mas por que é pecado na moda usar sandálias com meias? Por acaso devemos usar sandálias descalços?” E também desculpas esfarrapadas, como “se os romanos usavam sandálias com meias, é porque sabiam de alguma coisa!”

Er…enfim. O meu veredicto é o seguinte: custa mostrar uns dias os pezinhos depois de passar 10 meses do ano de sapato fechado e meias?

Esse post foi publicado em Coisas que os alemães gostam, Costumes, Moda. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Coisas que os alemaes gostam #3: Aktiv-Sandalen (com meias)

  1. Carla disse:

    Eu sei por que eles usam sandalias com meias…Eu perguntei para um alemao e ele me respondeu! Medo de pes frios…. Sim, por que na parte da manha pode estar calor mas a tarde pode vir um vento frio e voce pode ficar resfriado! Melhor prevenir do que remediar!

  2. é esquisito, os atores alemães parecem ser tão sexy, dai eu vejo isso… É BROXANTE

  3. Pingback: Trend do momento: visu “ökig” | Anedotas da Batatolândia

  4. Ziza disse:

    Concordo como Daniel: o alemão faz o que é melhor para ele, sem se importar com a opinião alheia o que acho muito saudável. Aqui no Brasil vejo gente sofrendo naquele sapatinho da última moda, muitas vezes gente que nem ganha o suficiente para tanta produção! Como disse um amigo meu: a Gisele Buendchen veste Dior e ganha milhões para isso, as pessoas vestem Dior e pagam milhões por isso! Esta é a diferença!

  5. Anlene disse:

    Oi Tamine, adorei seu blog! Hoje fiz um post sobre ele na página do Facebook do Mundo Pequeno: https://www.facebook.com/#!/mundopequeno

    Também postei um link no Twitter: @mundo_pequeno
    http://twitter.com/#!/mundo_pequeno

    Se puder, siga-nos! Ajude-nos a divulgar o Mundo Pequeno colocando um selo no teu blog! http://www.mundopequeno.com/
    Um abraço!

  6. Loisiana disse:

    Depois do que disse Daniel eu quero ir morar na Alemanha…!

  7. Ingrid disse:

    Haha Já vi por aqui e achei super estranho! que moda feia né.🙂

    Gostaria de aproveitar pra dizer que adicionei seu blog ao http://www.mundopequeno.com, índice de blogs de brasileiros pelo mundo.

    bjs

  8. Alina disse:

    Moro na Alemanha ha mais de 20 anos. Sempre achei uma “poluicao visual”
    em termos de moda usar sandalias com meias.

    Mas ate eu depois de tanto tempo resolvi aderir. Razao: Danco tango ha muitos anos, meus pobres pezitos sao tao doloridos… No momento que recebi esta mensagem, tenho que confessar, olhei para meus pes e constatei que hoje estou usando Gesundheitsschuhe (mais confortaveis ainda que as cujas sandalias de gringo) e pasmem… com meias. Mas como sou brasileira, e claro, combinando com a cor das sandalias!! Bonito nao e, mas tao gostoso…

  9. Daniel disse:

    Como o próprio autor do post flw, eles nao estão ligando muito pra estética, eles querem saber de conforto e se aquilo os deixam bem.
    O que eu, particularmente, acho muito legal. Diferente da maioria das cidades brasileiras onde as pessoas se vestem nao para se sentirem bem, mas para mostrar pros outros que têm dinheiro ou que estão na moda, os alemães seguem seu próprio estilo de vida.
    Pra quem já foi em Berlim observa facilmente isso.
    Cada um anda do jeito que quer andar, faz o que quiser com o cabelo ou com as roupas, sem se importar com as opnioes dos outros.

  10. ana borba disse:

    alemäes sabem como ninguém cagar um modelito… é terninho com tênis… salto alto com mochila… sandália com meia! the deutsch way of life

  11. migosrs disse:

    Outro dia vi uma criança vestindo as tais sandálias com meias. Pensei na expectativa de vida dela e cheguei à conclusão que essa moda deverá perdurar por pelo menos mais uns 70 anos!

    Gostaria também de atentar para o detalhe que eles saem para viajar no exterior assim, também!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s