Presentes para dar para um alemão

O Natal está chegando aí e é uma boa oportunidade para presentear seu alemão ou alemã preferido, não é mesmo? MUITA CALMA NESSA HORA! Você está pensando que é sair e comprar um presente em cima da hora, tipo uma camisa de 29,90 da C&A ou um best-seller de auto-ajuda com fotos de cachorros em lente olho de peixe? NÃO É BEM ASSIM.

Mas com as orientações a seguir, você poderá se sair muito bem no trato germânico. Preste atenção que esta é uma lista generalizada, portanto, serve para todos os tipos de alemães que você encontrar pelo caminho: novo bio-hippie, yuppie da Alemanha capitalista, idoso hippie, idoso ex-prisioneiro russo, idoso jardineiro-intelectual, idoso jardineiro-ensino secundário (sim, há muitos idosos na Alemanha), empresário hippie (sim, há muitos hippies também), caixa punk de supermercado, farmacêutica punk, etc, etc, etc. Não se preocupe com o perfil do presenteado(a), apenas com o fato dele ter sido criado por alemães (polonês não serve).

Aí vão minhas sugestões:

Wurst

Salsicha, salame, calabreza. Sabe aquela história de comprar aquele salame húngaro que custa os olhos da cara pra dar pra alguém? Pois é, funciona muito. Mas você deve prestar bem atenção onde compra o salame. Veja bem, tem que ser na Alemanha, pô. Eles fazem as salsichas mais variadas do mundo e você não vai comprar uma salsichón francês vai? Então? Pesquise bem no Wikipedia sobre as regiões da Alemanha que produzem especialidades em Wurst (se pronuncia vuôast) e manda buscar pela Internet, dá um jeito. O presenteado que mora no Norte vai adorar receber uma salsicha da Turíngia, por exemplo. Elas têm a fama de serem as melhores!

 Plantinhas

Eu adoro plantas, mas odeio tê-las. Mas os alemães adoram ter plantas, vasos, cactos, samambaias em toda a parte da casa. É, eu sei que brasileiro adora plantinha também, mas você gosta de ganhar uma plantinha de presente ou acha que é a mesma coisa que ganhar uma caneca da Imaginarium? Se você está nessa categoria, vambora. Os alemães adoram ganhar vasinhos, de preferência com alguma plantinha que possa dar frutos ou que ele(a) possa plantar depois no jardim. IDEAL TIPP: Árvores de maçã!

Doces, guloseimas e bolos

Para um povo relativamente magro (isso é o resultado de uma dieta low carb baseada em porco!), até que os alemães comem muito doce! Não tão açucarados como os brasileiros, os doces e bolos alemães fazem parte da etiqueta dos presentes. Seja uma cesta de Haribos ou uma caixa de pralinés do Lidl, vale tudo, desde que a embalagem seja bonitinha!

Calendários

Taí uma opção que sempre agrada. Alemão ama um calendário para que possa estar conectado diariamente e visualmente com o ritmo do tempo passando. Antigamente eu considerava o calendário um presente de grego. Afinal, dura só um ano e depois vai pro lixo, né? Mas o mercado de calendários (alô Taschen!) por aqui revelou-se o mais bacana ever. Mas atenção! Compre um calendário que tenha a ver com a pessoa, mais específico, bacaninha. Evite os sem graça generalizantes que vendem no Rossman. Ah, e esteja preparado para dar uma graninha… Os calendários mais descolados podem custar até 80 Euros!

Velas

Alemão é bicho sem graça, né? Salsicha, vela, calendário… mas é isso aí minha gente: alemão é povo simples, ao contrário do que a maioria pensa! Meu falecido paizinho achava que vela era coisa de defunto e assim cresci e me criei. Mas aqui não dá pra escapar das velinhas decoradas. No Natal então, amigo, prepare-se para uma overdose. Na Alemanha aprecia-se a meia luz (economia de energia?), ao contrário do Brasil, onde tudo é muito iluminado (desperdício?). E as velas têm seu papel bem definido para ajudar a dar o mood em qualquer situação.

Livros

Mas não qualquer um! Trata-se de uma categoria bem específica: livros sobre a história da cidade-natal do presenteado. A espécie alemã é muito interessada na história das coisas. Dizem que o alemão é o turista mais bem informado do mundo, e eu não duvido não. Eles adoram ler e se inteirar sobre todos os assuntos. Mas o preferido é mesmo a história de seu país, de seu povo, de sua comunidade. Um presente desse conquista qualquer um, principalmente os mais velhos.

Gutschein

E quando nada mais funcionar e você estiver sem paciência de dar a cara a tapa mesmo com a ajuda desta listinha esperta, só sobra uma alternativa: cartão-presente. O(a) alemão(a) de sua escolha não vai achar impessoal nem falta de educação ou apreço receber de presente um pedaço de plástico pré-pago, pelo contrário. Vai adorar poder comprar seu próprio regalo sem a interferência de terceiros!

E você? Tem algum item pra acrescentar à minha listinha?

Esse post foi publicado em funny. Bookmark o link permanente.

16 respostas para Presentes para dar para um alemão

  1. Nina disse:

    PERFEITO, é isso mesmo! garota esperta🙂

  2. Lua disse:

    Eu daria um livro sobre o nazismo as guerras (a 1º e 2º) que eles causaram, para eles nunca esquecerem o mal que fizeram para a humanidade. odeio alemães.

  3. Isabella disse:

    Estou fazendo intercâmbio escolar na Alemanha e minha mae mandou esse link quando perguntei o que dar de aniversário pro meu Gastvater. Cara, sensacional!!

  4. Juliana disse:

    Olá!!
    Estou indo trabalhar na Alemanha e gostaria de saber que tipo de “lembrancinha” do Brasil eu poderia levar para dar pro pessoa do meu departamento???

  5. Olha, vocês descreveu coisas que só vi na época em que morei na Alemanha, coisas que vi e vivi bem de pertinho….saudades….dei muita risada…Sales de Boituva-SP

  6. Lorena disse:

    auhauhauha adorei o comentario sobre a caneca do imaginaruim!!!!!
    abraços QuickHome

  7. Estou começando ler os seus artigos e só posso dizer: Supergeil!!!
    Acho to virando fá deste blog. Abraços, Heiko.

  8. Roberto disse:

    Olá Tamine,
    Na mesma linha do “selbst gebastelt” e uma variante das velas: um arranjo de quatro velas para os quatro adventos também pega muito bem.
    Eu já providenciei o de lá de casa.

    Um abraço.

  9. Emília disse:

    Acho que os selbstgemachte Geschenke bate todos os recordes… Super valeram essas dicas pré-natalinas!🙂

  10. Abdon disse:

    Éééééégua moleca!!!! Que bom voltaste a postar!!! Demorou, hein? Por que será? O “chirózinho” tá dando muito trabalho? (rsrsrsrs). A Silvia me mostrou a fota dele no teu facebook e o moleque é muito bonitinho. AInda bem que tem mãe bonita tambem. Sorte dele. Abraços saudosos do tio “Bedômem”.

  11. ana borba disse:

    é muito bom rir das peculiaridades teutonicas…
    eu acrescentaria coisas “sebst gemacht” (ou selbst gekocht). alemäo adora dizer “fui eu que fiz”. (mesmo se ele comprou a massa do bolo pronta . e eu nem tô falando do pó que vem em caixinha… tô falando da massa pronta e misturada mesmo na parte dos frios). entäo se vc diz que fez alguma coisa, e fez mesmo vai ser lindo

Deixe uma resposta

