O que diabos é um Bubble Tea?

Atenção! Estou escrevendo este post durante um momento de muita ânsia de vômito provocada por um Bubble Tea. Mas afinal, o que diabos é essa porra de Bubble Tea? De onde ele vem? Como é feito? Por que é tão popular?

Tudo começou esse ano, quando notei que em toda parte da cidade abria um ponto de venda de Bubble Tea – lugares de grande circulação de gente disposta a encarar algo novo, como por exemplo, turistas e estudantes. Como sempre fui uma pessoa meio criativa, pus-me a idealizar o que diabos seria um Bubble Tea: um chá que vinha dentro de uma bolha amarrada com um laço para presente, com uma embalagem de cores pastéis. Não sei, achava que Bubble lembrava cores pastéis.

But, man, I was wrong.

Alguns meses depois, abriu um “Bubble Tea Café” quase na esquina da minha casa – o lugar era uma vendinha de legumes, depois virou uma floricultura e agora vende chá-bolha. Os donos são vietnamitas e parecem que são empreendedores, como de costume, porém meio indecisos. Aí reparei que um ponto em comum na venda do Bubble Tea era a presença de alguém de origem asiática…

De qualquer forma, pude pela primeira vez contemplar um Bubble Tea de perto: um copo grande, de uns 300ml no mínimo, cheio de uma bebida cremosa em estilo lácteo. A aparência lembrava um milk shake, só que na base do copo jaziam várias bolotas translúcidas do tamanho de um mirtilo (blueberry). Cheguei à conclusão que aquelas bolotas eram a parte Bubble da história.

E aí que passaram vários anos até que eu decidisse comprar um Bubble Tea por um preço que coubesse no meu orçamento. Na verdade, eu queria provar de graça, mas como a curiosidade foi maior, tive que comprar o troço. E me arrependo (pois estou aqui com ânsia de vômito tendo que amamentar um bebê).

Com toda a tradição de guloseimas 100% artificiais, a Ásia, mais especificamente o sudeste asiático, nos presenteia com esta pérola. O Bubble Tea é uma invenção tailandesa, como eu já havia desconfiado, que contém um ingrediente muito familiar: a tapioca. Sim, amigos, eles fazem as bolotas com tapioca, as chamadas tapioca pearls.

The Bubble Tea craze has been huge in Taiwan, and other parts of Southeast Asia for the last 15 years. In fact, Bubble Tea has taken Taiwan by storm over the past decade. The drink originally started as a childhood treat in Taiwan in the late 1980’s at small tea stands in front of the schoolhouses. Teenagers and elementary school children looked forward to their after school tea. Tapioca pearls are made mostly from tapioca starch. Tapioca starch is starch made from tapioca or bitter-cassava plant, sometimes called manioca or yuca in some parts of the world. The bitter-cassava plant is native to South America and was introduced into Asia sometime during the 19th century. Someone came up with the idea of adding tapioca pearls as a bit of novelty, and the idea spread. This created a new fad of adding tapioca pearls into the children’s favorite tea drinks. (Fonte)

A bebida é um mix de chá (teoricamente, pois não dá nem para sentir o gosto) adoçado, leite ou xarope de fruta, gelo e as tapioca pearls. Para fechar, vem com um canudo da grossura do seu polegar por onde você vai sugar as bolotas e ao mesmo tempo ter uma das sensações mais pitorescas da sua vida.

Pitoresca? Eu quis dizer repugnante.

Quando você mastiga a bolota sai um líquido doce (acho que é xarope) de dentro. Porém, a pior parte é a pele da bolha que ainda fica sem rumo na sua boca. A consistência lembrou-me a película que envolve as salsichas de porco, ou seja, o intestino de porcos. Sem falar que a aparência de ovos de cobra é extremamente repulsiva.

Resumindo: Bubble Tea, não recomendo.

Vai um ovinho de cobra aí?

Esse post foi publicado em Comida, Incrível e marcado . Guardar link permanente.

26 respostas para O que diabos é um Bubble Tea?

  1. Kari disse:

    Ah, não achei nada repugnante. Achei a sensação das bolinhas estourando na boca até interessante! Não tomaria de novo porque é tudo muito artificial e com muita essência, mas eu tinha a curiosidade de provar.

  2. Nankita disse:

    O Bubble tea que eu conheço não é assim, nem no Japão nem aqui no Brasil…

  3. Samy labravy disse:

    Olá , eu trabalho com o bubble tea e os brasileiros têm uma aceitação muito boa , tudo vai depender do sabor que vc escolheu pra combinar com cada tipo de acompanhamento , isso é qualquer receita, *_*

  4. Jane disse:

    É preciso saber diferenciar as “jellys” bolas com geleia de frutas dentro, e as Bolas de tapiocas. Vc opta qual deseja no seu Tea.

  5. Thiago Moura disse:

    Adoro Buble Tea… e dá pra fazer bem mais natural em casa. A sensação na boca é ótima!!!

    Mas é normal algumas pessoas serem menos tolerantes a novidades. Eu, gosto de experimentar. Acredito que só a experiência dá sentido à vida… a busca pelo novo.

  6. sarah disse:

    tem em minha cidade e voce pode ‘montar’ como voce gosta com ou sem o ‘sagu’ pode ate optar por apenas o cha e pessego, enfim como sushi tem gente q gosta e tem gente que sente ansia.
    Porem acho muito bom, e sobre o sagu q eles colocam nao eh algo facil assim de ter ‘só tapioca’ pois viriei amiga dos taiwaneses donos e estao ate sem o sagu pq eles trazem la de taiwan
    tenta os em leite, sem o sagu. O chá é uma escolha mt saudavel, sei que o bubble tea nao é tanto quanto o chá preto natural , porem o povo fala mal e se enche de cerveja e coca-cola isso é meio contráditorio

  7. Yoru disse:

    eita, pra que tanto…
    bem, de qualquer forma, a sensação de tomar bubble tea pela primeira vez é exatamente a mesma que comer sashimi, pelo que vi em seu review sobre a bebida/comida/sagu multisabores

  8. Rafa disse:

    Quem nasceu pra comer arroz feijão todo dia não vai gostar de bubble tea, tem que ser mais mente aberta

  9. Carlos disse:

    Análise bem superficial.

  10. Vagner Silva disse:

    Fez uma salada nos seus comentários, confundiu taiwanês com tailandês, precisa estudar mais geografia e inglês antes de escrever bobeira. E essa bolinha nada mais é do que o Sagu que utilizamos em sobremesas no Brasil, se quer escrever algo, no mínimo consulte mais de uma fonte e coloque ao menos num tradutor online para evitar tantos erros grotescos.

  11. Gloria Maria Leao disse:

    Vcs deveriam ser mais mentes abertas..
    Moro em Taiwan ha um ano e amo bublles tea, o q e chamado de Janju nai cha aqui..
    A primeira vez q bebi tbm nao gostei, mas sou super aberta para experimentar muitas coisas dessa cultura tao rica, entao, me propus a tomar novamente e hj sou apaixonada..
    O daqui vc sempre mistura ao leite e o acucar nao vem da `bolota` nao..e apenas a glicose q eles colocam se vc quer..ele e um pouco doce sim, mas nao e esse exagero todo..
    Minha opniao e q vc provasse novamente, em outro lugar e apenas com cha preto e leite..
    Eu voltarei ao Brasil e nao sei como viverei sem esse cha muito gostoso, assim como outras coisas deliciosas q encontrei aqui..
    E para as pessoas q jugam so por olhar..minha dica e..parem com isso e pelo menos tenha a coragem de experimentar coisas novas, ou viverao atolados na opiniao dos outros?

    Obs..as palavras sem acentos sao devido ao tclado chines q nao tem acentos!

  12. bolotas de tapioca aka SAGU. rs

  13. ju disse:

    Acho que o lugar onde vc provou nao era bom
    Amo bubble tea e o que tomo aqui em bh nao vai leite. So chá, suco e as bolinhas q somem na boca.
    Nesse calorão super recomendo

    • Fernanda disse:

      Experimentei faz pouco tempo tb e AMEI!!! Tomei 2 versões que não vai leite, talvez essas sejam melhores… E a “pele” da bolhinha que estoura não fica na boca não, vc engole e nem percebe. Tb super recomendo no calorão!

  14. Helo Inoue disse:

    EXTRA NOJENTO!
    Passei mto mal qdo tomei isso tb!
    E ainda comprei um de fazer em casa que põe água
    até hj isso me dá arrepios!!!!!!!

    ECA ECA ECA

  15. alex disse:

    Todos vcs tan loucos

  16. hhahaahahaha Falando em produtos do sudeste asiático, eu não sei como eles conseguem disseminar coisas tão ruins como “nata de coco”. O troço é uma gelatina bem consistente que quando você põe na boca e morde sente aquele gosto artificial, sonso, de remédio. Nada de nata, nada de coco e horrível.

  17. Karl Milla disse:

    Liebe Tamine, creio que essas “pérolas” de tapioca nada mais são do que sagú tamanho GG, já que este também é puro amido de mandioca.
    Mas pela sua descrição, fico com nosso “bubble jelly” (neologismo recém-inventado para sagú) de vinho com creme mesmo… (taí uma idéia que talvez faça sucesso por aí, um “Typisch Brasilianischer Bubble Gelatine”😉

  18. eca! que nojo!!! logo, logo, “maravilha” chega ao brasil (se é que ainda não chegou…

    • Lívia M. disse:

      Na verdade já chegou sim, e é realmente muito bom, essas bolinhas são basicamente sagu, e ele nem é tããão doce assim. Eu não acho nada de nojento nele e se vc nunca experimentou, eu recomendo…mesmo se não gostar do sabor, pode falar que já tomou.😀

  19. Realmente Tamine, preciso te dar razao. E agora pra quem gosta da comida do McDonalds poderá tomar essa delícia por lá também… ihhhhhhhhhhh.

Deixe uma resposta

