Trend do momento: visu “ökig”

Estava mais uma vez dando uma olhada em leilões no Ebay (#viciada) dos sapatos da marca espanhola El Naturalista e fiquei triste. Eles são caríssimos e estão entre as poucas coisas caras que estão na minha lista de sonhos de consumo (a outra são os sorvetes Ben & Jerry’s). Já experimentei na loja e eles são MUITO confortáveis, resistentes, duráveis e bonitos. Oh wait.

São bonitos mesmo?

Na verdade eles são horrorosos.

Minha história com esses sapatos é uma história de superação. Por anos venho tentando adequar meu guarda roupa ao padrão alemão, para que desta forma eu me sinta mais inserida na sociedade teutônica. Para atingir tal meta, já faço uso das seguintes peças:

  • Tops longos por baixo da blusa, o que desfavorece meus quadris, porém protegem meus rins do frio;
  • Casacos de chuva esportivos que me deixam sequinha, mas com corpo de saco de batata;
  • Sandálias de gringo, pois deixam menos bolhas em pés de princesa desacostumados do que as Havaianas;

Mesmo depois de ter feito tais escolhas vitais, sinto que ainda estou muito longe de atingir a minha meta do “fit in” e um sapato El Naturalista me faria dar um passo grande rumo a este objetivo de vida. Os sapatos me dariam um visu ökig, super na moda atualmente.

Sacou? ÖKO = ÖKIG Visu ecológico no sentido meio pejorativo. Os criativos alemães inventaram um adjetivo que se refere a pessoas que levam um estilo de vida “ecológico”, ou seja, öko, e revelam nas roupas suas escolhas sustentáveis. Vamos a alguns exemplos:

“Nossa, essa doida tá muito ökig pro meu gosto”.
“Ah não, esses sapatos me fazem parecer muito ökig!”
“Iiiiiih, lá vem a galerinha ökig tentando invadir o pedaço!”

Entendeu? Existem marcas que são queridinhas dos ecos. El Naturalista é uma delas. Naturalmente, ser öko na Alemanha é para poucos. Estava lendo uma resenha sobre os sapatos e alguém escreveu: “Os sapatos são muito bons e confortáveis, porém me deixam muito ‘ökig'”. Foi aí que me deu um insight.

Como sou muito observadora, notei que as verdadeiras mulheres descoladas jovens alemãs não andam no inverno com simples botas de couro. Elas andam com botas “ökig” que custam o olho da cara e vêm em cores vivas e têm costuras aparentes que atravessam o sapato. É muito feio, minha gente. Mas eu quero ser descolada, tá me entendendo?

Demorou para que eu construisse um padrão sapateiro das mulheres alemãs. Mas depois que conheci esta marca, tudo se encaixou perfeitamente, além de ter me ajudado a finalmente concluir que não existem sapatos bonitos na Alemanha  (sim, eu sei que a marca é espanhola, mas acho que eles foram feitos para os milhares de alemães que lá residem). Mas mesmo assim eu quero um sapato El Naturalista. Partiu crowd funding?

Outro exemplo de peça “ökig”: pullover norueguês

Crédito: www.streetrunway.de

Como você pode perceber, o uso de materiais naturais, de preferência lã orgânica ou feltro de animais ist angesagt. É fashion, saca? Mas só para quem pode. Se interessar, visite os sites dessas lojas: Luzifer (sério?) e Mrs. Hippie e dê uma olhada no que está disponível no varejo.

Esse post foi publicado em Costumes, funny, Moda e marcado , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Trend do momento: visu “ökig”

  1. Lilian disse:

    Poxa, gostei da botinha marrom com Keilabsatz e costura aparente. Deve ser confortável. Pena ser muito caro! Adorei o visual novo do seu blog! bjs

  2. Marcia disse:

    Adoro El Naturalista, tenho um par e só não tenho mais porque são muito caras ( meu orçamento hoje só dá para Primark, a loja que é a nova febre de Berlim). E curto essas blusas norueguesas tb! Sempre gostei dessas coisas meio nerds, por isso sinto-me em casa aqui, e estranho o gosto normal brasileiro, já que meus pés nunca foram para sandália delicadinha. E elas são as botas mais confortáveis do mundo, eu até dormiria nelas se deixassem. No Brasikl as pessoas já estão começando a ter um gosto diferente para as coisas, até por terem contato maior com o mundão por aí.

  3. Luana Bacci disse:

    Eu to sempre vindo aqui bisbilhotar as coisas que voce posta… Mas acho que nunca comentei, ne?
    Eu ia dizer que acho lindos os casacos noruegueses… To procurando por um aqui na Belgica ja tem um tempo…. Desculpa aiNat, mas eu tenho mau gosto.. hahaha
    Ja as botas… Nao da! sao horrendas! Se bem que eu tenho uma bota de montanha da Quechua que uso TODO santo inverno… Ou seja, to reclamando de que, ne? As minhas botas tambem sao bem feiosas!

    • Tamine Maklouf disse:

      Luana, pois vc está com sorte! Já vistes que na H&M o tema “norueguês” tá na colecao de inverno? Tive um choque quando vi! Dá uma olhada! eheheheh
      Agora…eu ainda acho as botas bonitas!! Acho que tenho mal gosto…ahahahah
      Beijos!

  4. Jskmartineli disse:

    Vejo seus posts e tenho certeza que preciso me mudar praí. Tô trabalhando num guarda-roupa básico, confortável e pré-fim do mundo. Já tenho meus alforjes à prova d’água e capa de chuva estilo “sou um saco de batatas”. Aderi às sapatilhas havaianas que são feias (com costura aparente) mas confortáveis e anti-derrapantes.
    Acho que isso é o 0,25% do sangue alemão que tenho falando mais alto.

  5. Marcelo Holanda disse:

    Adorei, é o tipo de blogue que aparenta ser de um vazio só – como centenas que proliferam e morrem nesta internet – mas dá pra ver que você se impõe, tem um espírito, uma atitude, uma personalidade, e se doa em muito do que é postado… parabéns !!

  6. Ana Jähne disse:

    mas minha gente como eu näo sabia da existência desse adjetivo? eu chamava os “öko-leute” de “bio-leute”… enfim, bom saber! mas ó, esses noruegueses täo super na moda näo-öko… tem até na H&M (made in bangladesh)

  7. Nat disse:

    Menina, mas esses casacos noruegueses são muito feios também! CEOS, nem minha avó ousaria usar uma roupitcha dessas. Juro que isso é trend nas alemanias?

    bjos

Deixe uma resposta

